COMO EDUCAR FILHOS MAIS OBEDIENTES, FELIZES E REALIZADOS

Olá, este artigo é um dos nossos principais artigos do Blog, e ao ler você irá entender o motivo. 😉

Acreditamos que todos os pais desejam filhos obedientes, motivados e felizes. Filhos que consigam realizar seus sonhos, vencer na vida  e fazer a diferença na vida de outras pessoas. Se este é seu objetivo, você vai adorar este artigo! ♡

Este artigo vai tratar alguns aspectos importantes que abrangem a educação de filhos, para que possamos diagnosticar se estes princípios estão sendo bem aplicados. Você será confrontado e encorajado a repensar aspectos que podem ser melhorados no relacionamento com seu filho, tudo bem? 🙂

Neste estudo você encontrará respostas às seguintes perguntas:

  1. Como educar os filhos conforme sua personalidade e temperamento 
  2. Como cultivar um relacionamento saudável na educação de seu filho
  3. Como conseguir ser o melhor amigo de seu filho e guardar seu coração
  4. Como educar seu filho com palavras positivas
  5. Como disciplinar seu filho de forma eficiente
  6. Como os pais podem chegar a um consenso na educação de seus filhos
  7. Como o carinho físico entre os pais casados impactam na educação dos filhos
  8. Como o nosso exemplo impacta na educação dos filhos 
  9. Como educar filhos por meio de princípios em vez de regras
  10. Como evitar a correção dos filhos com raiva
  11. Como o reconhecimento de nossos erros com os filhos nos ajuda no processo de educação dos filhos
  12. Como educar filhos Inspiradores?

Temos certeza que, se ler atentamente cada tópico deste conteúdo, você terá um entendimento maior de como vencer este grande desafio de não só educarmos filhos, mas também inspirarmos eles para a vida.

 

COMO CULTIVAR UM RELACIONAMENTO SAUDÁVEL NA EDUCAÇÃO DE SEU FILHO

como-educar-seus-filhos-familia-feliz-deitada-na-grama

Um dos maiores erros que os pais cometem na educação de seus filhos é a falta de tempo com eles.

Se eu perguntar quantos minutos em média por dia você senta para conversar com seu filho, o que você me diria? Mais de 10 minutos? Se sua resposta for sim, parabéns! Você faz parte da grande minoria que faz isso. \o/

Mas Bruno, como pode, não acredito!

Vou explicar. Infelizmente, a maioria dos pais podem até passar algum tempo junto com o filho, estão juntos na mesma casa, às vezes no mesmo ambiente, mas o pensamento de ambos, estão longe, não estão conectados um com o outro.

Para saber como educar nossos filhos, precisamos conhecê-los antes, saber seus medos, suas dores, suas conquistas, suas dificuldades ou suas tristezas.

Pergunte ao seu filho como foi seu dia. O que aconteceu de legal na escola: se aconteceu algo engraçado, ou algo triste. O que ele aprendeu hoje, enfim, ao fazer isso você estará demonstrando para ele o quanto a vida dele é importante, e poderá ainda estabelecer um elo mais forte de relacionamento, sem contar que estará conhecendo melhor seu filho diariamente.

COMO SER O MELHOR AMIGO DE SEU FILHO E GUARDAR SEU CORAÇÃO

como-educar-seus-filhos-coracao-do-filho-protegido

Lembrei de um caso muito engraçado que aconteceu comigo. Quando minha filha Maressa tinha 7 anos, soube pela mãe que um menino estava apaixonado por ela. Ela estava morrendo de vergonha e não queria me contar com medo de eu achar ruim. E agora?  ö

Eu disse para ela: filhinha que legal! (até parece! rs).

Bom, antes de continuar a narrar meu diálogo com ela, quero fazer um comentário: o fato de entrarmos no mundo de nossos filhos não significa que estamos concordando com a situação, apenas estamos abertos a ouvir e aconselhar, sem criticar ou magoar, para não perdemos a confiança deles.

Continuando…

Nossa, que máximo filha! Ele é bonitinho? Ele é loiro ou moreno? Filhinha, papai é seu melhor amigo, viu? Pode contar para o papai que eu estarei sempre pronto para te ajudar e te aconselhar. Depois me apresenta ele, quero conhecê-lo…

Na verdade, foi muito engraçado este acontecimento, mas o mais legal foi eu ter tido a felicidade de entrar no mundo dela. Ainda que pareça algo infantil, nós pais precisamos entrar no mundo deles se quisermos de fato conquistar seu coração e sua confiança.

Pense comigo: se com sete anos eu consegui quebrar esta timidez dela contar para mim este segredo, quando de fato na idade adequada ela  tiver o desejo de namorar com alguém, ela saberá que poderá contar comigo. Uhu!!

Afinal, quem pode aconselhar melhor nossas filhas sobre rapazes, senão nós pais que somos homens e já passamos por esta fase. XD

Agora, falando sério: sabemos que isso é passageiro, coisas de criança, mas com esta oportunidade eu consegui trazer para o coração dela mais segurança e confiança em mim, pois ela entendeu que não importa o que ela fizer ou acontecer, ela sempre poderá contar comigo.

Precisamos fazer com que os nossos filhos tenham confiança em contar os seus segredos para nós, ter a gente como seus melhores amigos. Assim, conseguiremos manter um elo de amizade forte e duradouro.

Este assunto é tão sério, que a falta de um relacionamento mais intimo e carinhoso com o filho, tem sido uma das principais causas de relacionamentos sexuais precoces entre adolescentes e jovens.

Eles, em sua maioria, não estavam em busca de sexo, estavam em busca de alguém que pudesse dar proteção e carinho. Se um pai ou mãe encher o seu filho de amor e carinho, ele não buscará preencher este vazio com outra pessoa de forma precoce.

O mais engraçado é que se perguntarmos a qualquer mãe ou pai se eles dão amor e carinho qual vai ser a resposta deles? Acredito que a resposta da maioria seria: é lógico que sim! Mas então, onde está o problema?

O problema está na falta de sensibilidade de saber se de fato, nossos filhos estão se sentindo amados e queridos. Percebe a diferença? Procure saber a linguagem do amor de seu filho, e fale a linguagem dele. Em um momento oportuno escreveremos sobre as 5 linguagens do amor aplicado aos filhos.

COMO EDUCAR SEU FILHO COM PALAVRAS POSITIVAS

como-educar-seus-filhos-palavras-positivas-para-os-fihos

Se seu filho tirar uma nota baixa na prova, não diga para ele que ele é burro ou preguiço. Diga que ele é inteligente e que se ele se esforçar mais, conseguirá uma nota melhor.

Conheço um caso de um filho que chegou para o pai, feliz da vida, e disse que tinha tirado uma nota 9. O pai em vez de elogiá-lo, disse para o filho que da próxima vez deveria tirar uma nota 10.

Hã? Absurdo, não é mesmo?

Quando nosso filho erra, precisamos ter o cuidado de corrigir o seu erro (a ação errada que cometeu) e não demonstrar que ele é o erro.

Se o filho derrama sem querer um copo no chão e quebra, e o pai diz para o filho que ele é um desastrado, o que ele está fazendo? Está ajudando a ele ser menos desastrado ou está reforçando uma palavra negativa para o filho? No interior desta criança estará dizendo: meus pais tem razão, eu sou um desastrado mesmo, eu estrago tudo… no final ele vai estar dizendo em seu subconsciente que não presta para fazer nada direito.

Vamos refletir um pouco: quantas vezes não agimos da mesma forma com nossos filhos?

Não sei se você já se atentou para isso, mas a maior autoridade nesta vida sobre nossos filhos, somos nós mesmos, os pais! Ou seja, aquilo que você diz para ele tem muito peso.

Se você acha que seu filho parece ter medo, diga para ele que ele é corajoso. Se ele tiver preguiça de arrumar a cama, não diga que ele é preguiçoso, diga que você acredita que se ele quiser pode ser mais esforçado.

Se seu filho estiver desanimado, diga que ele vai conseguir tudo o que ele desejar realizar, e que é para ele nunca desistir de seus sonhos. A palavra de afirmação dos pais são mais fortes que a dos próprios filhos.

Muitas pessoas não conseguem progredir na vida porque tiveram pais que não educaram eles com palavras positivas. Em vez de encorajá-los, motivá-los e incentivá-los, suas palavras negativas não deixaram de ecoar na mente e no coração, tornando pessoas pessimistas, inseguras e desmotivadas.

Lembre-se: agindo desta maneira positiva com seu filho, mesmo quando ele mesmo não acreditar que é capaz, as suas palavras positivas falarão mais alto para que ele continue a perseguir e conquistar seus objetivos de vida.

COMO DISCIPLINAR SEU FILHO DE FORMA EFICIENTE

como-educar-seus-filhos-pai-disciplinando-o-filho

Você tem dúvidas sobre como disciplinar o seu filho quando faz algo de errado? Já buscou uma orientação com especialistas? Esta área da educação talvez seja a mais desafiadora para qualquer pai, mãe, psicólogo ou especialista de educação.

A maioria de nossos pais e avós viveram em uma sociedade um pouco diferente da nossa, em que os filhos eram mais obedientes e disciplinados, e não ousavam responder ou abrir a boca para contestar os pais. Será que a disciplina daquela época era melhor ou pior? Estamos progredindo ou regredindo?

Mas se por um lado o comportamento exemplar dos filhos eram invejáveis, por outro lado muitos pais excediam na disciplina a ponto de reprimir os filhos, provocando neles mais revolta e angústia do que arrependimento de seus erros, se comportando direito apenas por uma ordem dos pais e não por um entendimento do que seria certo.

Então, acredito que este assunto é muito importante para mim e para você na formação de nossos filhos, pois a sabedoria e o equilíbrio na aplicação da disciplina poderão fazer toda a diferença para uma criança ser bem-sucedida quando for adulta, e replicar aos seus filhos quando formarem uma família.

Para explicar de forma simples e clara como você pode disciplinar o seu filho quando ele cometer um erro, precisamos entender a essência do significado da palavra disciplina.

A maioria das pessoas associa disciplina com correção ou castigo, porém, a origem da palavra vem do termo “discípulo”, ou seja, aquele que aprende.

Todo o mal comportamento gera uma consequência negativa. Há aquela consequência negativa que acontece no ato da ação quando nossos filhos sofrem na mesma hora, esta consequência a chamamos de natural.

Um exemplo é quando você diz para o seu filho não correr no pátio e ele desobedece e cai e se machuca. Neste caso, você não precisa aplicar uma correção porque ele automaticamente já aprendeu de forma natural. O melhor a fazer é apenas reforçar ao seu filho e lembra-lo que foi avisado, para não mais desobedecer você.

 

ebook-como-educar-seus-filhos-capa

Outra dica importante: o peso da correção deve ser proporcional à gravidade do erro.

Cansamos de presenciar relatos de pais que aplicaram correções brandas para comportamentos negativos graves, e vice versa.

O objetivo da disciplina para nossos filhos é levá-los a aprender com seus erros. Muitos pais disciplinam seus filhos sempre com raiva ou aplicando castigo severo demais: não precisaria ser assim…

Quando seu filho errar, a primeira coisa que você precisa fazer é analisar se ele cometeu um erro sem saber que era errado, ou se fez de forma consciente.

Se não sabia, é função dos pais alertá-lo e instruí-lo a não fazer mais. Uma boa dica é se colocar no lugar de seu filho. Exemplificando, será que você acharia correto levar uma multa de trânsito por estar de farol apagado durante o dia sem ao menos ter recebido um aviso que a lei de transito havia sido mudada?

Assim sendo, reflita se uma boa conversa com seu filho para não mais cometer aquela ação não é o suficiente. Mostre para ele e certifique-se que ele tenha entendido quais são as consequências, caso ele cometa o mesmo erro novamente.

Desta forma, em um erro recorrente, é plausível aplicar uma punição para que ele entenda que toda ação errada ou proibida, gera uma consequência.

Em momento oportuno escreveremos um artigo mais aprofundado sobre como disciplinar seu filho, pois é um assunto muito vasto, polêmico e complexo.

A IMPORTÂNCIA DOS PAIS AGIREM EM CONSENSO NA EDUCAÇÃO DE SEUS FILHOS 

como-educar-seus-filhos-pais-discutindo-na-frente-da-crianca-filha

Este tópico diz respeito tanto a pais solteiros como casados. Mesmos pais solteiros, precisam deixar de lado as diferenças, e procurarem ter um consenso, definindo uma linha harmônica de conduta para exercer suas autoridades como pais.

A divergência de opinião entre os pais podem enfraquecer a autoridade que tem sobre seus filhos.

Se houver muita divergência na forma de educar os filhos, o maior prejudicado será o próprio filho que não saberá a quem dar a razão, trazendo um ambiente inseguro para formação de seu caráter.

Se o pai ou a mãe fizer algo que o outro não concorda, não discorde na frente de seu filho. Tratem as indiferenças em segredo, longe da presença deles.

Vou contar uma história que aconteceu comigo que ajudará você a compreender a importância de os pais honrarem um ao outro na frente de seus filhos.

Quando eu tinha apenas 7 anos de idade, meus pais se separaram. Meu pai aprontava todas, era muito ciumento, traia minha mãe, e a espancava frequentemente.

Uma vez, meu pai socou ela tanto na parede que ela foi parar no hospital quase morta! O médico disse para ela: o seu caso é grave, e a próxima vez que você passar por isso não escapará com vida.

Minha mãe não teve escolha, se separou do meu pai. Por certo, eu e meus irmãos deveríamos ter ódio de meu pai, porém a atitude nobre de minha mãe ficou marcada em nossa história. Continuamos a respeitar e amar nosso pai, pois o problema era entre eles.

Ela nunca falou mal de nosso pai, sempre enalteceu suas qualidades, e sempre fez questão de que jamais viéssemos a ficar com raiva dele.

“Ela abriu mão de seu orgulho, para que nunca deixássemos de ter orgulho de nosso pai!”

Meu conselho é:

Casados ou divorciados, que a admiração de seus filhos sempre estejam acima de suas diferenças!

A IMPORTÂNCIA DO CARINHO FÍSICO ENTRE OS PAIS CASADOS

como-educar-seus-filhos-pais-se-abracando

Conheço muitos casais que tem vergonha de se beijarem e abraçarem na frente de seus filhos. E você? O que acha?

Respeito, a opinião de cada um, minha esposa mesmo não gostava, pois achava errado até o dia que aprendeu que nossos filhos se sentem mais amados e seguros quando presenciam o amor entre os pais.

Ou seja, a partir da forma com que ele presencia o relacionamento dos pais, ele terá admiração em fazer a mesma coisa. Se não presenciarem carinho, tenderão a serem frios com seus cônjuges quando formarem uma família.

O maior aprendizado que podemos dar para os nossos filhos não é o que falamos, mas sim, como nos comportamos. Se seus filhos perceberem em vocês pais um relacionamento intenso e cheio de carinho, serão motivados também a replicar este comportamento.

Não sei o seu caso, mas temos a mania de replicar na criação de nossos filhos os mesmos comportamentos que recebemos de nossos pais, não é verdade?

Reflita comigo: não seria coerente se um pai que não tem o costume de abraçar o seu filho, age desta forma simplesmente porque quando era criança recebia este mesmo tratamento frio de seus pais?

Filhos que não recebem muito afeto dos pais, tendem a buscar esta carência fora do lar. Não é novidade que muitos relacionamentos precoces ou gravidez indesejadas surgem em maior proporção em lares com esta carência.

Então, minha recomendação é: beije muito o seu filho! ♥

COMO EDUCAR FILHOS PELO EXEMPLO 

como-educar-seus-filhos-pai-dando-mal-exemplo-para-o-filho

Não tem coisa pior par a educação de seu filho do que o mal exemplo: faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço. Talvez este seja um dos piores ensinamento que os pais podem passar para os filhos, o mal exemplo.

Não sei o que é pior:

– O pai ou a mãe dizer ao filho para não fazer algo que é errado, sabendo que faz errado ou

– O pai e a mãe dizer ao filho para não fazer algo de errado, sem saber que fazem.

Como podem dizer para os filhos serem educados e tolerantes com as pessoas, se no trânsito eles cometem as mais absurdas atrocidades, que vai desde não parar na faixa de pedestre quando uma pessoa sinaliza, até o avançar o sinal quando o mesmo se está vermelho.

Um ato de nobreza e coragem dos pais é deixarem que os filhos sempre sinalizem para eles quando errarem. É um ato de coragem e humildade que fará com que os filhos se inspirem nos pais.

COMO EDUCAR FILHOS POR MEIO DE PRINCÍPIOS EM VEZ DE REGRAS

como-educar-seus-filhos-crianca-irritada

A constante falta de justificativas nas proibições que os pais impõe sobre os filhos pode gerar neles revolta.

Quando investimos tempo em explicarmos o motivo de não deixar que nossos filhos façam algo de errado, estamos contribuindo com a formação do caráter deles. Essa boa prática irá facilitar que o seu filho faça associações de forma mais fácil, para que possa aplicar princípios morais em outras situações similares.

Filho, desce do muro! Mas mãe, porque não posso ficar? Porque não, e pronto! Desce do muro agora e ponto final, não discuta com sua mãe!

Bom, o que você acha que vai acontecer quando a mãe virar as costas? \o/

É assim mesmo que funciona! No mínimo ele questionará consigo mesmo e inventará uma desculpa para justificar sua subida no muro de novo. A criança indagará: bom, minha mãe disse que não podia subir no muro naquela hora, mas não disse que não poderia subir de novo na ausência dela. (He, he!)

O que aconteceu neste caso? Ele não teve uma construção de causa e consequência, não soube o motivo, não soube o porquê, pois se ele soubesse que o motivo seria porque ele poderia cair e se machucar, talvez compreenderia. Faltou a mãe dizer para ele a consequência natural da queda.

Na educação de seu filho, a advertência precede a correção ou punição. Como punir uma criança de uma coisa que ele nem sabia que era errado?

Um dica muito sábia é saber o momento certo de explicar o princípio, principalmente quando a linguagem corporal do seu filho demonstra que não está nem ai para o que você está falando.

EVITE CORRIGIR SEUS FILHOS COM RAIVA

como-educar-seus-filhos-mae-com-raiva

É muito comum os pais castigarem os filhos com raiva, quando erram. Na ira, chamam de tudo quanto é nome: Seu moleque! Seu preguiçoso! Seu mentiroso! Seu, seu, seu!!!!

Já ouviu falar que a palavra tem poder? Você acredita? Se sua resposta for “não acredito”, imagine a cena de alguém xingando você de tudo quanto é nome. E ae? Mudou de opinião? rs

Na verdade, o sentido que quis passar para você sobre “a palavra tem poder” se refere ao fato de que somos constantemente influenciados por ela. E o mais interessante é que:

O poder da palavra é diretamente proporcional a autoridade de quem a profere.”

Vou explicar no contexto da educação de filhos.

Se no momento de raiva, o pai ou a mãe gritar com o seu filho dizendo algo do tipo: “você não presta!”, ou “Você faz tudo errado”, ou ainda, “Você é um desastrado”, pode estar certo que esta mensagem será registrada no subconsciente dele, e um dia estas palavras irão vir à tona, trazendo tristeza e medo.

Mas porque isso acontece? Fácil de responder, a mente de uma criança não tem a capacidade de discernir que quando foi falado isso para ela, foi no momento de raiva e que não é uma verdade. A mente simplesmente grava e ponto final.

E o que fazer, Bruno?

Pedir para Papai do Céu ter misericórdia de nós! (rs.)

Brincadeiras a parte, a primeira coisa a se fazer quando cairmos em si deste grave erro é pedir perdão ao nosso filho. Muitos pais comentem este erro, eu já cometi algumas vezes, mas hoje me policio mais porque, como você, tenho o entendimento de quão grave isso é para minhas filhas. Não deixe que o orgulho impeça de curar o coração ferido de seu filho.

A propósito, falaremos mais sobre perdão no próximo tópico.

A IMPORTÂNCIA DE RECONHECERMOS NOSSOS ERROS COM NOSSOS FILHOS

como-educar-seus-filhos-mae-pedindo-perdao-para-a-filha

“Errar é humano, reconhecer o erro e pedir perdão é divino.” (Bruno Ahnert)

Inventei esta frase agora. \o/

Não tem atitude mais nobre que reconhecer o erro e pedir perdão. Você, ao fazer isso, não está se mostrando fraco, pelo contrário, está ensinando ao seu filho ou filha a ser homem ou mulher.

É triste pais que quando erram não reconhecem que errou, pior ainda quando o filho tem a certeza que o pai errou. De duas uma: ou o seu filho copiará este comportamento, ou ficará desapontado.

Quando reconhecemos que erramos criaremos no coração do filho humildade e o entendimento que ninguém é perfeito. Livraremos o nosso filho da arrogância, hipocrisia e falsidade, mostrando a ele que a maior virtude de uma pessoa é saber que errar é humano.

COMO EDUCAR FILHOS INSPIRADORES

como-educar-seus-filhos-criancas-deitadas-na-grama

A palavra medíocre, ou mediano em nosso vocabulário tornou-se algo pejorativo ou negativo. Medíocre ou mediano não é algo ruim, simplesmente é algo na média, algo comum.

Não acredito que nossos filhos nasceram para serem pessoas medianas, comuns, ninguém é igual ou comum, a não ser que seja tratada como se fosse.

Nossos filhos como qualquer um outro tem a oportunidade de brilhar e fazer a diferença nesta vida, só dependem de nós, pais, contribuirmos neste processo, entende?

Quando falo na possibilidade de nossos filhos inspirarem outras pessoas, não estou dizendo que eles devem ser famosos ou que precisam ser líderes.

Podemos ser simples, mas podemos também ser pessoas que inspiram outras, não só pelos nossos talentos, mas por nossas qualidades e virtudes. Se não fosse assim, por que motivo somos tão diferentes uns dos outros?

Se você chegou até aqui, quero lhe dar os parabéns! É um grande sinal que você se preocupa em educar o seu filho com excelência.

Acredito de todo o meu coração que todos nós somos seres especiais, com dons, personalidade e temperamentos diferentes uns dos outros. Somos seres únicos, exatamente para o cumprimento de uma missão grandiosa nesta vida, que só foi confiada a nós.

Seu filho precisa ouvir isso de você todos os dias, pois nos momentos de dificuldades que eles enfrentarem (e isso vai acontecer), suas palavras ecoarão dentro do coração dele.

Cada um de nós possuímos uma identidade e um destino único, e nossa vida só fará sentido quando tivermos descoberto porque estamos aqui e qual é a nossa missão. Podemos  fazer a diferença na vida das pessoas.

Quais são os sonhos de seu filho, sua filha ou seus filhos? O que eles querem ser quando crescerem? Se seu filho já é adolescente ou jovem, ele está seguro de seu propósito de vida?

Não sei como foi sua infância, mas a minha eu sempre tive a convicção que queria ser um grande empreendedor, que faria diferença na vida de muitas pessoas.

como-educar-seus-filhos-filhos-inspiradores

Eu me espelhava em minha mãe, tinha admiração pela sua garra e determinação e queria ser como ela.

Já a minha irmã, se formou em Contabilidade, e teve sérias dificuldades pois não era o que queria fazer, mas foi induzida a fazer a faculdade por ser algo atrativo em termos de mercado na época.

Não era aquilo que estava reservado para ela, mas com duras penas só descobriu após muitos anos de sofrimento o seu destino e missão de vida. Sorte dela, pois muitas pessoas morrem sem saber porque vieram a esta vida, não é verdade?

Quantas pessoas acordam para trabalhar sem ânimo para o trabalho?

Mas Bruno, o que isso tem a ver com o meu filho?

Tudo! 🙂

Tenho convicção que Deus além de nos dar a oportunidade para criar nossos filhos, nos confiou autoridade sobre eles, já parou para pensar sobre isso?

Isso mesmo, os pais são autoridade máxima, por isso que se um pai ou mãe disser que não vai dar certo para o filho, acaba acontecendo o que predisseram.

Seu filho por inexperiência agirá muitas vezes com a emoção para tomar várias decisões em sua vida. Como ele agirá sem o seu conselho?

Estatisticamente, a maioria das decisões erradas que as pessoas tomam são pela emoção ou razão? Você é o que podemos dizer de “lado racional do seu filho”, até que sua missão como pai ou mãe seja cumprido.

Quando ele estiver namorando, não perceberá os defeitos do outro ou da outra. Mas se você for o melhor amigo dele ou dela, perceberá os defeitos, e também se esta pessoa é ou não uma pessoa que fará seu filho ou sua filha feliz.

Talvez o seu filho tenha dificuldades de saber que decisão tomar em sua vida profissional, que rumo seguir. Mas você que cuidou dele e percebeu seus talentos quando criança, será capaz de ajudá-lo.

Os pais tem a missão de fazer uma conexão entre os talentos que eles tem, com o destino que Deus reservou para eles.

Infelizmente, muitos filhos homens e mulheres estão hoje frustrados com casamentos arruinados, ou desanimados em suas profissões. Em parte, porque os pais, na maioria dos casos, não souberam instruir seus filhos como deveriam.

Reflita hoje sobre o seu posicionamento como pai ou mãe, em educar seus seus filhos.

“Educar não é um ato, é um processo. Não pode ser penoso, tem que ser prazeroso. Não pode ser desanimador, tem que ser desafiador!”

Este artigo se encerra por aqui, mas seu comentário é muito valioso para nós. Se gostou, comente aqui embaixo. Se achou que faltou algum tópico importante nos fale, ok?  Sua opinião será muito útil para sabermos se estamos no caminho certo. \0/

Se gostou deste artigo, não deixe de compartilhá-lo com outros pais que conhece!

Nas próximas semanas, estaremos publicando mais conteúdos inspiradores sobre educação de filhos. Assine nossa lista de e-mail e seja o primeiro a receber novidades do nosso blog!

Até breve! 😉

 👉 Siga-nos também no instagram @bruno.ahnert

 

132 Comentários.

Menu